top of page

Lançamento da Frente Parlamentar de Saúde Mental

No dia 14 de setembro, quinta-feira, será lançada a Frente Parlamentar de Saúde Mental, com a presença da Diretora do Departamento de Saúde Mental do MS - Professora Dra. Sônia Barros. A diretora do Sinpsi-SC,Sandra Lúcia Vitorino, Conselheira do Conselho Estadual de Saúde irá participar da mesa de abertura representando a comissão de saúde mental do CES- SC.




Nos últimos anos, presenciamos um aumento da incidência de transtornos mentais na população brasileira e catarinense e, consequente procura por atendimentos especializados de saúde mental e atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde. Esses motivos de busca por serviços são variados: do uso abusivo de substâncias psicoativas, adoecimento mental, até às tentativas e suicídios por jovens e adultos. Entretanto, é sabido, que muitos dos municípios do estado de SC, possuem baixa capacidade técnica e política para atender essas demandas, que em geral, são complexas, pois envolvem outros setores como assistência social, educação, moradia e justiça entre outras.


Nesse sentido, a criação da Frente Parlamentar Estadual de Saúde Mental tem como um de seus objetivos primordiais a colaboração com os municípios e o Estado de Santa Catarina como um todo, visando a construção de estratégias de diálogo e a promoção de ações conjuntas com o propósito de fortalecer e/ou criar políticas públicas que tenham como foco o bem-estar biopsicossocial do povo catarinense.


O ato de lançamento será no dia 14 de setembro, a partir das 14h, no auditório Antonieta de Barros, da ALESC. O Sinpsi-SC apóia a iniciativa da Frente Parlamentar.

Comments


bottom of page