Na última quarta-feira, dia 1º de Maio, a Beira-mar de São José, em Florianópolis, foi palco de um evento que celebrou o Dia da trabalhadora e do trabalhador. Sob o lema "Estamos Todas/os Implicadas/os na Saúde da(o) Trabalhador(a)", diversos trabalhadores e trabalhadoras se reuniram para participar de um ato que mesclou mobilização política, cultura e conscientização sobre questões laborais.
O encontro contou com a organização das entidades CUTistas, em conjunto com outras centrais sindicais e atraiu um público expressivo.
Um dos pontos altos do evento foi a programação cultural, que incluiu música, teatro e exposições. Entre as apresentações estavam a banda Africatarina, o grupo de teatro Madalenas na Luta, o músico João de Paula e o folclórico grupo Boi de Mamão Pretinho.
No meio dessa efervescência cultural, o SINPSI-SC, representando os profissionais de psicologia, trouxe à tona uma questão crucial: a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Distribuindo panfletos informativos embasados nos dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho acerca do perfil dos afastamentos laborais de 2012 a 2022 em Santa Catarina.
Entre os dados apresentados, destaca-se que houve 13,2 mil concessões de Benefício Previdenciário - Auxílio-Doença por Acidente de Trabalho ao longo dos últimos anos. Além disso, preocupam os números relacionados aos afastamentos não acidentários por questões mentais e comportamentais, que representam uma parcela de 13,4%/189.187.
Por exemplo, transtornos ansiosos, depressão e outros problemas psicológicos aparecem com frequência nos registros, evidenciando a urgência de se discutir e promover medidas que garantam um ambiente de trabalho saudável e acolhedor para todas e todos.
Aqui estão alguns dados quantitativos disponibilizados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, quanto ao afastamento não acidentário conforme os tipos de doenças:
● 4.48%/49.884- Depressões e Episódios Depressivos
● 2.9% 32.220- Episódios Depressivos e Depressões
● 2.66% 29.611- Transtornos Ansiosos e Fóbicos
● 2.33% 25.957- Uso de Álcool e Substâncias
● 1.91% 21.285- Stress e Adaptação
● 1.66% 18.154- Outros Transtornos Mentais
● 0.53% 5.937- Transtorno Afetivo Bipolar
● 0.52% 5.789- Psicoses e Esquizofrenias
A saúde do trabalhador não é pauta apenas das empresas ou dos governos, mas de toda a sociedade. É necessário um esforço conjunto para promover ambientes laborais seguros, equitativos e saudáveis, onde as trabalhadoras e trabalhadores sintam-se valorizados e protegidos. Concluindo com a reflexão de que ESTAMOS TODAS/OS IMPLICADAS/OS NA SAÚDE DA TRABALHADORA E DO TRABALHADOR!
Para mais informações sobre os dados apresentados, visite: [https://smartlabbr.org/sst/localidade/42](https://smartlabbr.org/sst/localidade/42).
Comments