top of page

SinPsi/SC elege diretora para o Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina


Na última quarta-feira (22/02), o SinPsi/SC participou da cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES/SC) para a gestão 2023/2026. Na oportunidade, também foram eleitos, por unanimidade, o presidente do conselho Agostinho Schiochetti e a vice-presidente Maria Izabel Girotto, ambos representantes dos usuários do SUS que deverão exercer o mandato por quatro anos.


Representando o segmento dos sindicatos dos profissionais da área da saúde a psicóloga e dirigente sindical do SinPsi/SC, Sandra Lucia Vitorino, foi eleita como membro titular. Conforme Sandra, dentre as oito vagas pertinentes aos profissionais de saúde, o SinPsi/SC, por dois mandatos consecutivos, vem ocupando este espaço de mobilização. “O Conselho Estadual de Saúde é um órgão de deliberação, de controle social e fortalecimento das políticas públicas em Saúde e do SUS, campo ativo de trabalho de nossa categoria. Fazer parte do Conselho Estadual de Saúde, ocupando uma vaga titular, é dar visibilidade às psicólogas e psicólogos, suas demandas nos espaços de trabalho e no cuidado com a saúde da população, contribuindo na construção e na fiscalização da política de Saúde do nosso Estado”, destaca a diretora do SinPsi/SC.


A pauta da primeira reunião de 2023, teve ainda a recomposição das comissões do conselho que atuarão nas áreas de orçamento, legislação, vigilância em saúde, educação, saúde mental e comunicação. A participação é voluntária. Qualquer conselheiro pode participar da comissão desde que se mantenha a paridade entre as representações.


O Conselho Estadual de Saúde é um órgão permanente e deliberativo, criado em 1993. É composto por 32 membros titulares e 32 suplentes, entre representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários do sistema.


A reunião de posse e eleição contou também com a presença da secretária Carmen Zanotto, que integrará o conselho representando a Secretaria de Estado da Saúde.


O SinPsi/SC segue ativo e em luta pela garantia dos direitos da categoria. Trabalhadoras e trabalhadores da psicologia unidos, sindicato forte. SinPsi, sempre na luta! #SinPsiSC

Comentarios


bottom of page