FÓRUM DOS/AS TRABALHADORES/AS DO SUAS - FETSUAS/SC

O FETSUAS/SC está mobilizando e organizando os/as trabalhadores/as do SUAS para a criação dos Fóruns Municipais ou Regionais dos/as Trabalhadores/as para socializar as discussões nacionais e estaduais e, principalmente, levantar as demandas de cada cidade e região e propor e buscar ações para a melhoria das condições e relações de trabalho e para a qualificação e efetivação do SUAS.

Alguns municípios já fundaram seus Fóruns (Florianópolis, Itajaí) e outros estão em processo de criação( São Francisco do Sul, Araranguá, Garopaba, Blumenau). Florianópolis criou seu Fórum Municipal dos/as Trabalhadores/as do SUAS na Conferência de Assistência Social da Capital. Cada Fórum criado elegerá seu representante na Coordenação Estadual do FETSUAS/SC que se reúne a cada dois meses, o que permite a integração e mobilização dos/as trabalhadores/as já que ocorre a troca de informações e experiências a serem colocadas em prática.


Uma pauta importante que está mobilizando e preocupando o Fórum Nacional dos/as Trabalhadores/as do SUAS que é composto por entidades Nacionais e os FETSUAS já instituídos no Brasil, é a Portaria do MDS nº 137/2013 que institui a “MESA NACIONAL DE GESTÃO DO TRABALHO DO SUAS”, que foi publicada e divulgada no final da IX Conferência Nacional de Assistência Social em dezembro de 2013, e que não atende às expectativas do FNTSUAS quanto o formato e funcionamento da MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE DO SUAS, conforme documento construído em conjunto nacionalmente e que foi apresentado ao MDS juntamente com a bancada dos trabalhadores do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), no segundo semestre de 2013.

A proposta de Mesa de Negociação Permanente dos SUAS, é para acontecer nas 03 esferas (Nacional, Estadual e Municipais) e, neste sentido, é imprescindível que os/as trabalhadores/as do SUAS estejam mobilizados, já que são os principais interessados e implicados neste processo.

11 visualizações