Resultado do Debate do SinPsi-SC entre chapas candidatas ao CRP-12

No último dia 10 de agosto, o Sindicato do Psicólogos de Santa Catarina SinPsi-SC, realizou um debate entre a Chapa 11 - Pra Defender a Psicologia e a Chapa 12 - Fortalecer e Valorizar a Profissão, candidatas à gestão 2019-2022 do Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região (CRP-12), que contou com a presença de 35 pessoas no local do debate e transmissão pelo facebook do Portal Desacato, sob responsabilidade da Jornalista Rosânsela Bion de Assis.




O sindicato foi representado pela presidente, Psicóloga Sandra Lúcia Vitorino, a Diretora Psicóloga Raquel Frosi e Secretária Geral Psicóloga Vânia Maria Machado e também contou com a convidada presidente do Sindicato dos Nutricionistas de Santa Catarina, Maria de Fátima Antunes Fuhro.


A Chapa 11 foi representada pelas Psicólogas: Inea Giovana da Silva Arioli, Elisa Rita Ferreira de Andrade e Yara Mª Moreira de Faria Hornke


A Chapa 12, pelos Psicólogos Diego Remor Moreira Francisco e Jamir J. Sardá Junior e pela Psicóloga Sarah Gisele Martins Klokner.

O Debate teve uma Mesa de Abertura inicial, onde a Presidente do SinPsi-SC falou sobre a proposta do debate e as regras gerais e os 03 (três) representantes de cada chapa falaram sobre suas propostas e, na sequência, os 03 (três) blocos.


O primeiro bloco, foi a apresentação das 04 perguntas da pauta sindical pelas diretoras do SinPsi-SC, sendo mediado pela presidente do Sindicato dos Nutricionistas de Santa Catarina, Maria de Fátima Antunes Fuhro. A pauta sindical foi discutida na direção do sindicato,que considerou as principais demandas das psicólogas e psicólogos (piso e jornada de 30 horas) e a necessidade da construção de uma relação institucional entre as duas entidades para o desenvolvimento de ações em conjunto em prol da categoria em nosso estado.


A pauta sindical destacou a presença do sindicato nas Cerimônias de Entrega de Carteiras Profissionais, a PEC 108/2019 (que pretende desobrigar inscrição e privatizar os Conselhos profissionais), Jornada de 30 horas, o Piso salarial e o acesso a informações do cadastro dos psicólogos para o trabalho sindical em defesa dos direitos da(o) Psicóloga(o) como trabalhadora(o) independente do vínculo de trabalho, inclusive as(os) autônomas(os).


Após as chapas responderem às 04 perguntas da pauta sindical, o sindicato fez a leitura e entrega de uma via da Carta de Compromissos rubricada pelo sindicato a cada uma das chapas, com prazo para retorno até o dia 16 de agosto. As Chapas encaminharam seu compromisso em documentos diferentes (a chapa 11 produziu um documento próprio em pdf e a chapa 12 assinou a cópia da carta que foi entregue rubricada pelo sindicato em pdf) , que divulgamos conforme abaixo:



O segundo bloco foi dedicado à participação da categoria com sorteio de 03(três) perguntas realizadas pelo público presente, 02(duas) perguntas encaminhadas via formulário online e 01(uma) pergunta entre as chapas.

Com intuito de contemplar a todas as psicólogas e psicólogos que enviaram suas questões, àquelas perguntas que não foram sorteadas durante o debate, num total de 05 (cinco) realizadas presencialmente e 01(uma) via formulário, que o sindicato enviou às duas Chapas por e-mail para que fossem respondidas até o dia 19 de agosto (segunda), sendo que copiamos as questões presenciais e via formulário online, conforme abaixo:


Cópia das 05 das Perguntas presencias

Perguntas (03) via Formulário (apenas a segunda não foi sorteada)



As Chapas encaminharam documentos com as respostas das 05 perguntas presenciais transcritas e das 03 realizadas via formulário. Abaixo os documentos encaminhados para o sindicato.


Respostas da Chapa 11


Respostas da Chapa 12


No terceiro e último bloco, as chapas fizeram suas considerações finais e a presidente do SinPsi-SC fez o encerramento agradecendo a participação das duas chapas, do público presente e aos demais que assistiram a transmissão pelo FACEBOOK

AVALIAÇÃO DO SINDICATO SOBRE O DEBATE:

A Diretoria do sindicato considera que o debate foi muito positivo, alcançando seu objetivo que foi propiciar que as duas chapas se apresentassem mostrando suas propostas para a próxima gestão do CR-12 e de iniciar uma aproximação mais efetiva com o Conselho. Segundo os dados fornecidos pelo Desacato, a transmissão teve 84 comentários, 700 visualizações e 29 likes. Para um debate político realizado num sábado de manhã temos que comemorar e saudar a categoria.

Esperamos ter contribuído neste processo eleitoral sendo que, enquanto sindicato, desejamos e esperamos que a categoria participe das eleições depositando seu voto no período de votação entre 23 e 27 de agosto.

As duas chapas mostraram entendimento quanto a importância da parceria com o sindicato, que esperamos ser construída e mantida com a chapa vencedora neste processo eleitoral de 2019. Desejamos boa sorte às duas chapas!!


PSICÓLOGA(O) VOTE NESTAS ELEIÇÕES! PARTICIPE! NA DÚVIDA, CONVERSE COM COLEGA(S)

Confira outras imagens do debate


55 visualizações