Curso “Saúde Mental Contemporânea: do manicômio ao cuidado em liberdade” - desconto para filiados



O curso “Saúde Mental Contemporânea: do manicômio ao cuidado em liberdade” não é um manual engessado de boas práticas em saúde mental.

Aqui, você não encontrará nenhum passo – a – passo sobre como agir, quais técnicas usar e, também, não chegará ao final do curso confiante de que SABE TUDO (isso nem existe) sobre saúde mental.

O objetivo desse curso é, exatamente o oposto, da maioria dos cursos oferecidos atualmente.


Ele foi criado pra te provocar incertezas e te fazer pensar. Pensar criticamente, claro.


O curso é um instrumento para potencializar o olhar ampliado sobre o sofrimento psíquico. E também, para incluir, no campo do cuidado em saúde mental, práticas que promovam cidadania e autonomia.


Portanto, ele parte de premissas radicalmente inegociáveis: defesa dos direitos humanos, cuidado em liberdade e formação continuada.

Esses três pilares são fundamentais para que práticas que violem a dignidade humana não sejam mais toleradas. Atualmente, ainda são. E esse é o grande motivo para que esse curso exista!

Cada aula foi selecionada com o objetivo de plantar sementes críticas, atentas, fortes, potentes e dispostas a lutar por um mundo em que o sofrimento psíquico possa ser entendido, exatamente, pelo que ele é: uma experiência humana, fruto de contextos históricos, políticos e socioculturais.

E, por ser uma experiência humana, necessita que seja acolhida e cuidada e não excluída e mercantilizada.

Os referenciais teóricos, escolhidos para cada aula, foram cuidadosamente selecionados para que cada encontro mantivesse uma perspectiva crítica e um posicionamento ético – político em defesa do lema que move a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica brasileira: por uma sociedade sem manicômios. Todos eles.

Por fim, é importante deixar claro que esse curso é, exclusivo, para pessoas indignadas.

Sim, é para você que não se conforme com as injustiças, que se revolta a cada violência, que sonha e luta por um mundo mais equitativo e igualitário.


Desconto no link para filiados ao SinPsi-SC: https://www.sympla.com.br/saude-mental-contemporanea-do-manicomio-ao-cuidado-em-liberdade__1347584?d=Sindicato



O conteúdo das aulas gravadas referem - se a duas atividades desenvolvidas pela psicóloga Adriana Lobo Müller, nos anos 2020 e 2021.


O primeiro deles foi um curso online e ao vivo realizado em Julho de 2020, chamado "Do manicômio viemos. Ao manicômio retornaremos?".

A segunda atividade, foi o projeto Saber Solidário, que iniciou em Agosto de 2020, em que mensalmente eram realizadas aulas que abordavam temas contemporâneos sobre saúde mental.


A partir da edição de cada um desses conteúdos, o curso "Saúde Mental Contemporânea: do manicômio ao cuidado em liberdade" foi criado e será composto por 11 aulas gravadas, divididas em dois módulos.

O módulo 1, chamado de “Contextualização do campo da saúde mental” é composto por 5 aulas:

Aula 1 – História da Loucura.

Aula 2 – Reformas Psiquiátricas Internacionais.

2.1 – Comunidade Terapêutica; Psicoterapia Institucional; Psiquiatria de Setor; Psiquiatria Comunitária ou Preventiva.

2.2 Antipsiquiatria e Psiquiatria Democrática Italiana.

Aula 3- Assistência à loucura no Brasil.

Aula 4 – Dimensões da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Aula 5 – Ao manicômio retornaremos?

O módulo 2, chamado Saúde Mental Contemporânea é composto por 6 aulas:

Aula 6- Drogas e Saúde Mental.

Aula 7- Suicídio.

Aula8 - Medicalização da Vida.

Aula 9 - Determinantes Sociais de Saúde e Saúde Mental.

Aula 10 - Humanização nos Cuidados em Saúde.

Aula 11 - Saúde Mental de Profissionais da Saúde Mental.

Todas essas aulas poderão ser vistas e revistas, quantas vezes você quiser, durante seu acesso ao curso.


E tem mais: os materiais de apoio produzidos para cada aula, estarão disponíveis para download.