HISTÓRICO
Como foi a fundação do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina- SinPsi-SC
O VI Congresso Nacional de Psicologia, em 14 a 17 de junho de 2007, pautou e discutiu sobre as principais demandas sindicais da categoria e deliberou sobre a necessidade de apoio do Sistema Conselhos para a criação de Sindicatos de Psicólogos onde não houvesse, como era o caso de Santa Catarina. A partir deste Congresso, o CRP-12 estabeleceu em seu Planejamento Estratégico a destinação de recursos financeiros para a criação do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina.
A Diretoria do CRP-12 buscou a parceria da CUT-SC para a construção do Sindicato dos Psicólogos em Santa Catarina, que se concretizou pela participação efetiva do Presidente da CUT-SC Sr. Neudi Giachini.
O CRP-12 e a CUT-SC planejaram e realizaram 08 (oito) Pré-Congressos, contemplando todas as regiões do Estado. Nestes espaços foram eleitos 27 delegados, obedecendo a proporcionalidade de profissionais de cada região e estes participaram do 1º Congresso Constituinte do Sindicato dos Psicólogos de SC, que ocorreu em 30 e 31 agosto de 2008, nas dependências do Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis.
No Congresso Constituinte foram construídas e aprovadas 62 teses que expressaram as dificuldades encontradas nas relações de trabalho da nossa categoria, tanto no serviço público, como também no setor privado. Foram destacados, por exemplo: a ausência de um piso salarial, seja nacional, regional ou estadual; a ausência de uma jornada máxima de trabalho. Os autônomos, que também são trabalhadores e que ficam sujeitos às diferentes Leis Orgânicas Municipais que estabelecem valores variáveis para o Imposto Sobre o Serviço (ISS) no Estado, também foram lembrados.
Mais recentemente, a luta para fazer valer a lei da Agência Nacional de Saúde que inclui a psicoterapia nos planos de saúde foi discutida. Estas teses criadas no 1º Congresso Constituinte, foram organizadas e definidas como bandeiras de luta para o Sindicato de Psicólogos catarinense que estava sendo construído.
No Congresso Constituinte além das teses aprovadas, foi eleita uma Comissão Pró-Sindicato composta de 10 (dez) psicólogos representantes das 08 (oito) regiões do Estado, sob a Coordenação conjunta das Psicólogas Luciléia Pereira e Vânia Maria Machado. O Congresso estipulou-se um prazo de até 120 dias para esta Comissão organizar e gerenciar a criação do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina, principalmente pela convocação da categoria por meio de Edital publicado em Jornal de grande circulação para a participação da Assembléia Geral de fundação do Sindicato.
Entre as principais ações planejadas e realizadas pela Comissão Pró-Sindicato com a assessoria da CUT-SC, estão: 1) dia 17/10/2008 como o Dia Estadual de Mobilização da Categoria, contando com o apoio de diversas instituições e entidades parceiras do processo de criação do Sindicato e com o trabalho de mobilização de cada membro da Comissão se fazendo representar em cada uma das regiões; 2) 08 (oito) eventos regionais de mobilização nas seguintes cidades: Chapecó, Joaçaba, Criciúma, Blumenau, Florianópolis, Joinvile, Mafra e Lages; 3) Assembléia de Fundação convocada por Edital para o dia 06/12/2008 na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em cumprimento ao processo democrático e ao prazo estabelecido no Congresso Constituinte.
No dia 06 de dezembro de 2008, foi realizada a Assembléia Geral de Fundação do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi-SC) sendo um dia memorável e inesquecível para todos os psicólogos catarinenses, trabalhadores da saúde e dos direitos sociais, um marco histórico para nosso Estado e para nossa profissão. Estavam presentes aproximadamente 90 psicólogos que assinaram o Livro de Presenças.
Foi lido e aprovado o Estatuto da entidade e eleita a primeira Gestão 2008-2011 composta por uma Direção Executiva (07 efetivos e 07 suplentes), um Conselho Fiscal (03 efetivos e 03 suplentes) e Delegados representantes junto à FENAPSI (02 efetivos e 02 suplentes), tendo a seguinte formação:
Diretoria Executiva
Presidente – Luciléia Pereira
Secretária – Vânia Maria Machado
Tesoureira – Graciele Ferndanda Paludo
Diretor de Política e Organização Sindical – Cristiani Meira Alves
Diretor de Formação Sindical – Alexandre Evangelista Santos
Diretor de Comunicação e Imprensa – Gislene Carla Erbs
Diretor Social – Fernanda Denise Satler
Suplentes da Diretoria
Ronaldo Justino Bernardi
Geovani Zarpelon
Maria Antonieta Brito Beck
Flávio Nardon
Soraya Cordeiro
Daiane Nadaletti
Reginaldo Luiz Rosa
Representantes Efetivos na FENAPSI
Luciléia Pereira
Jacinto Antônio Pereira
Representantes Suplentes na FENAPSI
Fernanda Denise Satler
Carla Branco Vieira Ramos
Efetivos do Conselho Fiscal
Camila Gabriela Bortolotto Ziemiczak
Giolly Muriel Moreira
Estefânia Basi
Suplentes do Conselho Fiscal
Anita Carolina Quandt
Erich Max Karing
Cristiane Aparecida Onghero