Diferente do que é divulgado pelo governo, a Reforma da Previdência, assim como foi a Reforma Trabalhista, não tem o intuito de acabar com privilégios e, sim, de acabar com direitos adquiridos com muita luta, além de afetar principalmente das populações mais pobres. Dentre as medidas propostas, estão: o aumento do tempo de serviço necessário para se aposentar, os novos trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a aprovação da Reforma terão somente a idade mínima como justificativa para se aposentar, limita os benefícios à uma média, entre outras.
Como se só isso não bastasse, os cortes orçamentários nas instituições de ensino público sucateiam a produção de ciência e tecnologia no Brasil, pois cerca de 90% é produzida nas universidades públicas do país. Isso representa um retrocesso não só na geração de conhecimento, com afeta diretamente a economia nacional, que, pouco a pouco, deixa de ter mão de obra especializada em diversas áreas, bem como perde sua autonomia tecnológica.
Por isso, o Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi-SC) vem a público expressar apoio e convidamos à todas as psicólogas e psicólogos para somar às mobilizações que acontecerão na próxima terça-feira (13) contra a Reforma da Previdência e os cortes orçamentários na educação pública. Em Florianópolis, a concentração acontecerá a partir das 16h no Largo da Catedral.
Comments