top of page

CARTA ABERTA DO MOVIMENTO SINDICAL DA PSICOLOGIA: Eleições 2022

... Somos mais de 429.000 profissionais psicólogos no Brasil, inscritos nos 23 Conselhos Regionais, e segundo estudo do Dieese de 2021 (RAES), foram identificados 64.109 psicólogos com vínculo empregatício no país, embora saibamos que muitos estão fora deste quantitativo porque não são contratados como psicóloga(o). Nossos principais empregadores nos últimos anos tem sido o setor público, nas 3 esferas de governo (federal, estadual e municipal).


Para nós, sindicalistas, esta Carta será um termômetro para medirmos como está a nossa consciência de classe das psicólogas e psicólogos em nosso país. Será uma oportunidade para mostrarmos que o sindicato está do lado da(o) psicóloga(o) enquanto principal instrumento de luta pela valorização e organização da profissão no país, bem como pela união de nossa categoria.


O Brasil atravessa uma das maiores crises econômicas de sua história, com as Reformas Trabalhista, Previdenciária, EC95 (que limita gastos públicos), o risco premente da Reforma Administrativa - PEC 32 (que desqualifica serviço e o servidor público) e sanitária (Covid 19). Os aumentos do desemprego, da informalidade e a redução da renda real, conjuntamente com a pandemia da Covid-19, têm impactado direta ou indiretamente na saúde mental da população, podendo gerar ou agravar o sofrimento psíquico existente. Em especial, destaca-se a quarta onda de consequências da pandemia, qual seja, a de aumento de transtornos mentais e do trauma psicológico provocados diretamente pela infecção ou por seus desdobramentos secundários. (Estudo Dieese/SC)...


CARTA ABERTA ELEIÇÕES 22 - Lista de sindicatos
.pdf
Fazer download de PDF • 883KB

Comments


bottom of page