top of page

Participação democrática e reconstrução do SUAS marcaram a 13ª Conferência de Assistência Social

A presidente do SinPsi-SC, Vânia Maria Machado, participou da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social na condição de observadora que começou com Atividade Autogestionada, na terça-feira, dia 5 de dezembro, com mesa sindical, conduzida pelo Professor Edval Bernardino Campos e Maria Aparecida Farias Godoi. Durante noite ocorreu a Abertura oficial com a presença de autoridades.



Na abertura houve a assinatura de duas resoluções de suma importância para os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Uma delas foi a garantia de participação nos Conselhos e Conferências sem prejuízo pelo afastamento do trabalho. A outra refere-se à constituição da Mesa Nacional de Negociação do SUAS em até 90 dias. A FENAPSI (Federação Nacional de Psicologia) irá compor a Mesa, já que somente as entidades sindicais participarão.

O trabalho em grupos, por eixo, com a tarefa e analisar as propostas que vieram dos estados, definiram as 10 propostas que serão encaminhadas à Plenária Final:





EIXO 1 - FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país; II. EIXO 2 - CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; III. EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS? IV. EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e V. EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.





Na quinta-feira, dia 7, a Conferência iniciou pela manhã com um ato no gramado da Esplanada, na Alameda dos Estados, em comemoração aos 30 anos da LOAS (Lei orgânica de Assistência Social). Foi marcante, pois embaixo sol quente os/as delegados/as foram protegidos pelo guarda chuva colorido da LOAS. O ato foi muito simbólico, pois isto deixa claro que o SUAS protege a quem mais precisa.



No período da tarde houve a entrega de premiação por mérito, Prêmio Simone Albuquerque in memorian, na qual vários militantes e atores da política foram homenageados, inclusive o Conselho Federal de Psicologia. A plenária final, na sexta-feira, foi destinada à votação das propostas dos 5 eixos que farão parte das deliberações finais da Conferência. O evento propiciou a experiência de participação democrática e também de reconstrução do SUAS, que tanto sofreu nos últimos 6 anos.

VIVA O SUAS!!


GALERIA DE FOTOS:

Conselheiros do Conselho Federal de Psicologia presentes:

Conselheiro presidente Pedro Paulo e as conselheiras Ivani Oliveira, Célia Mazza e Izabel Hazin, e também os Técnicos Assessores Raphael Tanigushi e Tânia

Da Fenapsi:

Vânia Maria Machado - Presidente e Presidente do Sinpsi-SC

Marly Tresinha Perrelli - Secretária de Relações de Trabalho

Pedro Custódio Botelho - Tesoureiro

Marcelo Tourinho - 2º Conselheiro Fiscal e presidente do Sinpsi-BA

Tamara Levy Valente de Carvalho da Silva - 1ª Suplente do Conselho Fiscal e presidente do SindPsi-DF


Jennifer Danielle Souza Santos - Vice-presidente Psind-MG






A presidente da Sinpsi-SC/Fenapsi com as presidente dos sindicatos de Psi de Sergipe e Paraná



Filas todos os dias em horários diferentes para o recebimento dos livros e cartilhas do CFP.




Presidente do CFP, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, e os assessores Daniel e César, incansáveis no atendimento aos psicólogos que se dirigiram ao stand do CPF.



Houve ainda manifestação contra o financiamento das Comunidades Terapêuticas com recursos da Assistência Social. - Segurando a faixa com a presidente do Sinpsi-SC/Fenapsi, Vânia Maria Machado, a Conselheira Nacional Solange Bueno, representante dos Usuários, na frente do palco, durante a fala do do vice-presidente Geraldo Alckmin. 










댓글


bottom of page