Psicólogas debatem com alunos de Psi da UFSC- aconteceu em 26 de abril.
O Sindicato dos Psicólogos esteve presente nesta Roda de Conversa realizada com alunos de Psicologia da UFSC onde as duas Servidoras da Prefeitura de Florianópolis as Psicólogas Lívia Fontana e Gisele Pinto, falaram sobre as Organizações Sociais e os impactos para os trabalhadores e para a população florianopolitana em geral e sobre a Greve no serviço público da Capital.
A OSs são entidades privadas previstas por lei e que podem administrar os serviços públicos inclusive contratar pessoal para atuar nas políticas públicas e desta, o município que até então possui um quadro de pessoal efetivo conquistado com muita luta, poderá ter dois ou mais grupos de trabalhadores prestando serviços à população. O que afetará a qualidade dos serviços até então prestados pelos servidores efetivos, haja vista que os trabalhadores contratados são geralmente precarizados.
A partir da aprovação do PL 17484/2017 de forma autoritária, numa sessão plenária de sábado(21/04), o Prefeito logo providenciou, muito rapidamente, a sanção e publicação da Lei das OSs.
As psicólogas são filadas ao SinPsi-SC e já representaram o sindicato no Controle Social da Assistência Social. Estão de parabéns pelas falas objetivas e qualificadas para os alunos de psicologia da UFSC sobre entendimento acerca das OS.
Quanto à greve dos servidores, foi ressaltado a Capacidade de organização e mobilização do SINTRASEM e da importância do apoio de diversas entidades sindicais e movimentos sociais e da forte participação dos trabalhadores neste movimento de GREVE , em especial no dia 25/04 quando as ruas foram tomadas pelas grande presença de representantes de diversos sindicatos, Centrais , movimentos sociais e da população de Fpolis.
O SinPsi-SC fez Nota de Apoio à GREVE e participou da grande mobilização do dia 25 de abril.
A Greve foi marcada de muita mobilização e conscientização da população em relação aos serviços públicos durou quase 01(um) mês e foi encerrada no dia 11 de maio por decisão da assembleia.
Comments