top of page

Congresso da FENAPSI – 2017

Tema: Psicólogas/os contra a precarização: FENAPSI na luta pela valorização da categoria e por mais direitos!


A Delegação do SinPsi-SC, que participou do Congresso da Fenapsi realizado nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2017, foi composta por 05(cinco) delegadas, as Psicólogas Vânia Maria Machado, Sandra Angelita Bouvier, Sandra Lúcia Vitorino, Gisele Cristina Pinto e Dulce Maria Camargo Pinheiro e 01(um) delegado o Psicólogo Eleomar Paes.



Neste Congresso, como parte da programação, teve 03 Mesas de discussão onde os próprios sindicatos dos Psicólogos (MG, RJ. MT, SP, PR, SC, BA) expuseram sobres temas pertinentes para a categoria tais como: Terceirização, baixos salários e Reforma da Previdência: chega de precarização! Quem somos nós? Em que contexto o conservadorismo precariza nossas vidas e trabalhos? e Como organizar a resistência dos psicólogos à precarização?


Além disso, as delegadas e os delegados, discutiram em grupo, teses que foram enviadas pelos sindicatos de psicólogos filiados à FENAPSI


O SinPsi-SC encaminhou diversas teses e teve a maioria delas aprovadas automaticamente e outras que foram encaminhadas pelos grupos para a Plenária final. Das 05 (cinco) teses encaminhadas para a Plenária Final, 4 (quatro) foram de Santa Catarina e todas foram aprovadas algumas sem alteração e outras com alteração.


Queremos fazer um destaque a uma tese em especial referente a Jornada máxima de 30h sem redução de salários para as psicólogas e psicólogos que atuam no Sistema Conselhos. A tese que foi originária de SC, pedia adoção imediata das 30h mas houve alteração e ficou assim a redação final:


Todas as teses aprovadas servirão para elaboração do Plano de Lutas da nova Gestão da FENAPSI.


Logo após, houve a eleição da nova diretoria da Fenapsi que desta vez conta com duas Psicólogas Catarinenses, a Psicóloga Vânia Maria Machado no cargo de Primeira Secretária e a Psicóloga Sandra Lúcia Vitorino como Suplente do Conselho Fiscal.

bottom of page