A respeito da jornada de até 30 horas para a Psicologia

Carta Circ. 010 -2022/SINPSI-SC/FENAPSI

Florianópolis, 2 de junho de 2022.

Psicólogas(os),

Estamos passando por momentos importantes para a psicologia, e nos próximos dias precisamos ter nossa atenção voltada para o que está ocorrendo em Brasília.

A Psicologia vem sofrendo diversos ataques em relação ao PL 1214/2019 da JORNADA de até 30Hs semanais que tramita na Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público (CTASP) por membros da bancada do partido Novo, que manifestam abertamente ameaças aos direitos trabalhistas e negando e impossibilitando o avanço na tramitação do PL. Tais ameaças são uma constante e o modo de ação desta bancada perversa que trabalha contra os direitos da classe trabalhadora.

Nos dias 02 a 05 de Junho de 2022, acontece o Congresso Nacional de Psicologia e, neste período, teremos no Distrito Federal mais de 400 delegades representando cada um dos Conselhos Regionais do País. Este evento acontece às vésperas da votação da PL das 30H da Psicologia (PL 1214/2019) que ocorre no dia 07 de junho de 2022 às 09h na Câmara dos Deputados.

Entendemos a importância do CNP (Congresso Nacional de Psicologia) e os assuntos abordados nos eixos do evento, inclusive a JORNADA DE 30HS está presente entre as teses. É um momento importante para a psicologia e o sistema conselhos porque ocorre a inscrição de chapas para o CFP (Conselho Federal de Psicologia).

Os diálogos que serão construídos durante o CNP (Congresso Nacional de Psicologia) necessitam ser levados para além das paredes do sistema conselhos, especialmente em relação à JORNADA de 30hs, haja vista a necessidade da mobilização e o atendimento desta pauta tão cara para os psicólogues trabalhadores. Precisamos avançar nas nossas pautas.

Reconhecemos os esforços despendidos pelo sistema conselhos às pautas da categoria e os Conselhos Regionais são uma ponte de diálogo direto com a base que precisa fazer parte deste movimento. A sensibilização precisa acontecer de forma ampla envolvendo toda a categoria e a sociedade em geral. Por isso, reforçamos a necessidade de mantermos a mobilização, pressionando e cobrando os parlamentares que compõem as Comissões durante sua tramitação na Câmara e no Senado.

A Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) e o Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal (SindPsiDF) têm acompanhado presencialmente e lutado incansavelmente para o avanço das nossas pautas, juntamente com os sindicatos de psicólogues dos estados e o Conselho Federal de Psicologia.

Hoje, nos vemos convocados a comunicar a categoria sobre esses dois eventos que tem grande peso no nosso futuro. A força presente na união dos mais de 400 delegades tem um potencial enorme a ser explorado, estando ao lado e às vésperas da votação da PL 1214/2019.

Atualmente o Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais são as instituições que têm estrutura para impulsionar a categoria para participação presencial na luta, porque possuem mais recursos. Ao contrário dos sindicatos da psicologia que mesmo não tendo recursos, especialmente pelo impacto da Reforma Trabalhista, vem se organizando e se consolidando nas frentes das lutas da psicologia nos regionais e a nível nacional, local que a Fenapsi vem ocupando e convoca os sindicatos e os psicólogues de sua jurisdição.

O PL das 30H é essencial para a conquista de mais direitos, assim como o PL 2079/2019 (que define o piso salarial de R$ 4.650,00) que deve ser nossa próxima conquista. São direitos básicos que toda e qualquer categoria precisa ter como garantia. Convidamos toda a Psicologia: psicólogues e estudantes de psicologia para acompanhar e se mobilizar por nossas pautas. Essa luta é nossa!

Conheça os delegados que estão representando sua região: https://cnp.cfp.org.br/11/wp-content/uploads/sites/3/2022/05/Participantes-dos-grupos-ordem-alfabe%CC%81rica-.pdf

Acompanhe a Programação do XI CNP - Congresso Nacional da Psicologia:

Cobre o seu Deputado Federal, acesse a lista:

Cordialmente,

Vânia Maria Machado

Presidente do SinPsi-SC- Gestão 2021-25

Presidente da FENAPSI - Gestão 2021-24.