Dia da Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial é um movimento que tomou força na década de 70 no Brasil, embasada por experiências importantes de desinstitucionalização (em especial na Itália), e que entre avanços e retrocessos se faz presente no dia 18 de maio e em todos os dias do ano.



Em Santa Catarina carecemos de muitos dispositivos que se propõem a compor a Rede de Atenção Psicossocial, substitutiva das instituições hospitalares de regime fechado, como as Residências Terapêuticas, Unidades de Acolhimento, CAPS III, e vagas em saúde mental nos hospitais gerais, entre outros. Ainda assim, é contraditório pensar que, após 50 anos, quando passamos a colher os frutos da luta, e ainda estamos trilhando o caminho que passamos tanto tempo planejando e debatendo, novas forças ameacem violentamente o desmonte das políticas públicas conquistadas em prol do cuidado em liberdade.


A partir de hoje, em SC iniciam as Conferências Macrorregionais de Saúde Mental, espaços preparatórios e de participação social para a V Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá de 8 a 11 de novembro em Brasília, e o SinPsi-SC se fará presente, levando consigo todas estas reflexões.


O SinPsi-SC reafirma seu posicionamento e compromisso junto aos trabalhadores, usuários de serviços de saúde mental e seus familiares na Luta Antimanicomial, e quer ouvir de você: como a luta e a resistência se fazem presentes no seu espaço de trabalho?


É dividindo as nossas angústias que nos fortalecemos, encontramos nossos parceiros de luta e multiplicamos as possibilidades de enfrentamento!

Posts recentes

REF. SOBRE REAJUSTE PLANO SAÚDE UNIMED (SET/2022) Pedimos a compreensão das(os) colegas para aguardar mais um pouco ( 1 a 2 semanas) pois estamos buscando as melhor solução para esta questão do reajus