top of page

Dia da Luta Antimanicomial


18 de maio, é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial. A data teve seu surgimento em 1987, como forma de combater a violência praticada nos manicômios.


LEI PAULO DELGADO

Em 2001, a Lei nº 10.216, instituiu um novo modelo de tratamento aos portadores de transtornos mentais no Brasil. A lei redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária, ela dispõe ainda sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, porém, não institui mecanismos claros para a progressiva extinção dos manicômios.


O SinPsi/SC defende que é preciso mais políticas públicas antimanicomiais, principalmente de enfrentamento a toda forma de preconceito. A luta é para que sejam realizados tratamentos humanizado às pessoas que são acometidas por doenças mentais, com cuidados de serviços abertos, comunitários e territorializados.


Estamos unidos com as demais entidades de luta, por tratamento humanizado. Questões de saúde mental não se resolvem com violência. O SinPsi/SC lembra: saúde não se vende, loucura não se prende!


bottom of page