top of page

Diálogos com os Estudantes: Os Cenários de Emprego na Psicologia em Santa Catarina




No dia 25/03/2024, a Universidade Federal de Santa Catarina foi palco de um encontro enriquecedor entre estudantes do curso de Psicologia e representantes do Sindicato de Psicólogas e Psicólogos de Santa Catarina. Promovido pelo SINPSI-SC e pelo escritório de advocacia RMH, o evento reuniu uma diversidade de vozes para discutir os desafios e oportunidades encontrados pelos futuros profissionais da Psicologia no estado.


A presidenta do SINPSI-SC, Vânia Maria Machado, abriu os diálogos apresentando o sindicato aos estudantes, destacando suas principais pautas e lutas em prol da categoria. Em seguida, Chrystiane Peres, supervisora do DIEESE-SC, apresentou o Dieese como entidade que assessora os sindicatos, fazendo uma análise de conjuntura política e econômica e, um resgate histórico do mundo do trabalho e dos atravessamentos que constituem o cenário atual; uma contextualização política e social essencial para entender o mundo do trabalho. A supervisora apresentou, ainda, dados da RAIS 2021 (Relação anual de informações sociais), contemplando diversos dados sobre emprego no Brasil e em Santa Catarina, com foco nos vínculos de trabalho formais de psicólogas(os) em Santa Catarina (entende-se vínculo formal como CLT, estatutário ou contrato temporário). Dr. Lucas Mori de Resende, advogado do sindicato, também esteve presente no encontro e trouxe perspectivas jurídicas para discussão.


A atividade foi muito bem recebida pelos estudantes e certamente proporcionou um espaço de reflexão e aprendizado sobre os desafios e oportunidades que os aguardam após a conclusão do curso.




bottom of page