Dirigimo-nos a você, colega psicólogo/a, para manifestar nossa grande preocupação a respeito do momento eleitoral que estamos vivendo, marcado de muitas manifestações de ódio, preconceito, ataques verbais e físicos.
Um clima de eleição nunca vivenciado antes, com candidatos que representam interesses e valores tão diferentes e opostos.
E não se trata de “direita” e “esquerda”, mas de dois posicionamentos ético-políticos muito diferentes em relação às liberdades individuais, sociais e o respeito às singularidades.
Entendemos que, enquanto entidade sindical, comprometida com a defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores psicólogas (os), como profissionais que lidam com o humano, com o comportamento, com sentimentos, com as emoções e subjetividades das pessoas, precisamos nos posicionar.
Apoiamos integralmente a Nota de Posicionamento publicada pelo CRP-12, que referenda também a posição de tantos outros movimentos sociais e institucionais que defendem um país com Democracia, Paz e respeito às diferenças.
“Historicamente, a Psicologia Brasileira, nas suas diversas áreas de especialidades e perspectivas teóricas tem construído uma trajetória pautada na defesa intransigente da democracia e dos direitos humanos. Uma profissão que se desenvolveu pautada no compromisso social de uma intervenção crítica sobre a realidade, levando em consideração as características históricas e sociais o qual se defronta, respaldando-se nos preceitos éticos, técnicos, científicos e sociais que sustenta.” (Nota de Posicionamento do CRP-12)
Nossa sociedade escolherá o lado certo: o lado da Paz, e não da violência.
E esperamos que você, como psicóloga(o), esteja junto conosco nesta escolha.
Não existe Democracia sem garantia de Direitos!
Diretoria do SinPsi-SC
Gestão 2017-21
Comments