top of page

NOTA DE REPÚDIO BAIXOS SALÁRIOS

O SinPsi-SC tem apresentado um indicativo de Piso salarial para a(o) psicóloga(o) a partir de estudo realizado pelo DIEES/SC sobre o Mercado e Trabalho/Perfil do Psicólogo em Santa Catarina, sempre que consultado por contadores, a categoria e a sociedade em geral. Este estudo revela a média salarial dos psicólogos que possuem vínculo empregatício, tanto no setor público como na iniciativa privada. Em março de 2022 a média salarial do psicólogo em Santa Catarina foi atualizada pelo INPC para R$ 5.086,81 sendo este é o valor que o sindicato apresenta, inclusive nas propostas de negociação coletiva de trabalho.

O Sindicato luta e defende os Concursos Públicos como forma de inserção dos trabalhadores nas diferentes políticas públicas para garantir a qualidade e a continuidade dos serviços essenciais prestados à população.

A inserção do Psicólogo nas diferentes políticas públicas, inclusive com previsão legal, tem aumentado consideravelmente haja vista a importância e relevância do trabalho do psicólogo para com a saúde dos usuários dos diferentes serviços públicos prestados à população, em especial a saúde, a assistência social e, mais recentemente, a educação (conforme Lei Federal 13.935/2019 e lei Estadual Nº 18.354, de 17 de março de 2022 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social na rede pública estadual de educação básica.

Nossas lutas prioritárias são pela aprovação do piso salarial para a Psicologia (Pl 2079/2019 que tramita no Congresso Nacional, e pela Jornada máxima de 30 horas para nossa categoria (PL 1214/2019) continuam.

Se por um lado a sociedade tem reconhecido e dado crescente importância e valorização ao trabalhador psicólogo, por outro, nem sempre observamos que os empregadores (públicos e privados) reconhecem o nosso profissional como é o caso destes dois municípios: Santo Amaro da Imperatriz e Turvo.

Não é nossa intenção criticar/diminuir/questionar, o salário de uma função de nível médio, mas sim VALORIZAR o trabalho, a formação superior, o nível de responsabilidade e um fazer ético da psicologia nos serviços públicos, que se traduz em ação ao proporcionar um salário digno para si e sua família. Reconhecer seu investimento pessoal em uma formação técnica especializada, ética e responsável, de modo a poder prestar os melhores serviços em prol do bem estar dos cidadãos, catarinenses e brasileiros, através do aprimoramento técnico constante, que acompanhe as mudanças que ocorrem na sociedade e buscando sempre novos e relevantes conhecimentos técnicos, é dever de todo governante ou gestor que pretende oferecer à população serviços públicos de qualidade.

Por isso, vimos manifestar nosso REPÚDIO tanto formalmente por meio de ofício como nesta Nota Pública de Repúdio.

Diretoria do SinPsi-SC

Gestão 2021-25



bottom of page