Nova Gestão do SinPsi/SC toma posse reafirmando compromisso de luta pelos direitos da categoria e da classe trabalhadora
- comunicacao701
- há 6 dias
- 3 min de leitura

O auditório da Fecesc, em Florianópolis, foi palco de um momento histórico para a Psicologia catarinense em 28 de novembro. A solenidade de posse da nova gestão do Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina (SinPsi/SC) foi uma noite de celebração, reencontros e reafirmação de propósitos em prol da categoria e da sociedade catarinense. A diretoria que estará à frente da entidade no quadriênio 2025-2029, assumiu publicamente o compromisso de enfrentar os principais desafios da categoria com unidade e firmeza.
A cerimônia contou com a presença de lideranças sindicais e profissionais, reforçando a importância da articulação em defesa da profissão. Compuseram a mesa de honra a presidente da CUT/SC, Anna Júlia Rodrigues; a vice-presidente do Sindicato dos Farmacêuticos/SC, Letícia Barsoti; o presidente da Comissão Eleitoral do SinPsi/SC, Rogério Manoel Correa; o presidente do Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região, Rafael Frasson; e a presidenta reeleita do SinPsi/SC, Vânia Maria Machado, que seguirá à frente do sindicato.
Vânia recebeu os convidados e saudou os membros da diretoria empossada, reafirmando a missão da gestão de lutar por melhores condições para todos os profissionais da Psicologia no estado. Ela destacou a renovação da direção com a chegada de novos profissionais, representantes de diversas áreas de atuação, para fortalecer os desafios pela valorização da categoria enfrentados pelo sindicato. Como exemplo, a presidente mencionou as negociações por salário digno, as lutas pela adoção da jornada de 30 horas e de um piso salarial para a categoria.
O presidente do CRP-12, Rafael Frasson, deu boas vindas à nova gestão declarando seu compromisso em trabalhar conjuntamente com o sindicato pelo avanço de pautas pela valorização da categoria, como as 30 horas. Embora o regramento de jornada de trabalho seja prerrogativa federal, o presidente lembrou que municípios e estados já vem adotando a medida. Trabalhado juntos, disse o presidente, sindicato e conselho podem pressionar pela redução da jornada nas cidades e no Estado de Santa Catarina.
Anna Julia, presidente da CUT, lembrou a urgência de políticas que enfrentem de forma eficiente o adoecimento mental dos trabalhadores e trabalhadoras, como o fim da jornada 6X1. Também convocou a categoria a apoiar medidas de distribuição de renda e equilíbrio fiscal, como a taxação das grandes fortunas e isenção de imposto de renda para os trabalhadores com renda reduzida.
Representando o Sindicato dos Farmacêuticos (Sindfar/SC), a presidente Letícia Lis ressaltou as similaridades entre as duas categorias, ambas com maioria feminina. Também colocou-se à disposição para enfrentar os desafios comuns entre ambas as categorias de profissionais liberais, como a garantia de direitos num contexto de "pejotização".
O presidente da comissão que conduziu o processo eleitoral e secretário geral da CUT, Rogério Correa, chamou a atenção para a potência da atuação sindical, que, ao conquistar benefícios para os sindicalizados, também impactam suas famílias e toda a classe trabalhadora.
Desafios Prioritários da Gestão 2025-2029
A nova diretoria destacou que terá uma agenda ampla e diversa, refletindo as múltiplas realidades dos psicólogos e psicólogas catarinenses. Entre as principais bandeiras de luta estão:
Avanço do projeto das 30 Horas: Luta pela regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para psicólogos, sem redução salarial, uma reivindicação histórica que visa à qualidade do atendimento e à saúde do profissional.
Condições dignas de Trabalho para Toda a Categoria: Defesa de ambientes de trabalho respeitosos e adequados, com remuneração justa, seja para profissionais no serviço público, na iniciativa privada, na clínica autônoma ou em outras áreas de atuação.
Representação plural: Compromisso de representar com igual dedicação os psicólogos servidores públicos, os profissionais liberais, os autônomos e os que atuam nas mais diversas frentes, reconhecendo as especificidades de cada segmento.
A nova gestão do SinPsi/SC convoca todos os psicólogos e psicólogas de Santa Catarina para se unirem à entidade, fortalecendo a representatividade e a voz da categoria nos próximos quatro anos de trabalho e dedicação.
Confira a nominata da nova Diretoria:
Presidente: Vânia Maria Machado
Secretária Geral: Sandra Lúcia Vitorino
Tesoureira: Beatriz Gomes Molinos
Diretora de Formação Sindical: Júlia Andrade EW
Diretor de Política e Organização Sindical: Ronaldo Justino Bernardi
Diretora de Comunicação e Imprensa: Nathália Maria Souza da Rocha
Diretora Social: Tielly Rosado Maders
SUPLENTES DE DIRETORIA:
Fernanda Furtado Nascimento
Lais Paganelli Chaud
Giordano de Azevedo
Sara da Silva Boger
Mateus Graoske Mendes
Magda Lúcia da Cruz
Fernanda Zanini
CONSELHO FISCAL TITULARES
Erich Max Karing
Maira Marchi Gomes
Sabrina Guidi Valverde
CONSELHO FISCAL SUPLENTES
Juliana Cristina Oliveira e Souza
Francini Rodrigues da Silva
Emily de Farias
DELEGADOS REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO:
EFETIVOS: Vânia Maria Machado e Nathália Maria Souza da Rocha
SUPLENTES: Beatriz Gomes Molinos e Sandra Lúcia Vitorino

Comentários