SINPSI/SC no 12º Congresso Nacional da Psicologia
- comunicacao701
- há 8 minutos
- 2 min de leitura

Entre os dias 3 e 6 de julho, aconteceu em Brasília o 12º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) em Brasília. O encontro, que é instância máxima de deliberação das políticas relacionadas à profissão, contou com mais de 400 delegados eleitos em todo o Brasil e teve como tema "Psicologia e Democracia: a pluriversalidade do nosso fazer". Psicólogos e psicólogas foram conclamados a definir as ações e políticas que devem ser priorizadas pelas próximas gestões dos Conselhos.
O SinPsi/SC defendeu as propostas dos profissionais catarinenses. A presidente Vânia Maria Machado fui uma das delegadas eleitas no COREPSI/SC e teve participação ativa nos debates no Grupo 1 do Eixo 3, sobre “Exercício Profissional. Nele, foram debatidas propostas para o trabalho das Psicologias na consolidação da democracia com responsabilidade ética, técnica e política, a partir de uma perspectiva pluriversa. Confira as principais propostas defendidas pelo SinPsi/SC neste eixo:
Criação de normativas e regulamentações para a atuação profissional em programas de residência e estágios de graduação e pós-graduação, com fiscalização e apoio dos Sindicatos dos Psicólogos/as dos estados
Levantamento para avaliar as condições de trabalho das profissionais de Psicologia
Defesa da presença e do acesso à Psicologia por populações em situação de vulnerabilidade
Concurso e ampliação de vagas para psicólogos/as nas equipes de referência do Judiciário
Prevenção e combate ao assédio moral, racismo, LGBTQIAPN+fobia, assédio sexual, discriminações e demais violências no exercício da Psicologia, através de ações de enfrentamento ao trabalho precário e de proteção das psicólogas
Outro avanço foi a supressão de propostas elaboradas em desacordo com as atribuições dos Conselhos de Psicologia, como oferta de plano de saúde.
Acesse a íntegra do relatório das propostas debatidas no eixo 3.
Comentarios