top of page

SinPsi/SC retoma as atividades do Grupo de Trabalho do Concurso Público


Na última sexta-feira (27/01), na sede do Conselho, o SinPsi-SC e o CRP-12 retomaram os trabalhos do Grupo de Trabalho (GT) do Concurso Público. Estiveram presentes na atividade a presidenta do SinPsi/SC, Vânia Maria Machado e os conselheiros Junior Cesar Goulart, Cláuzio Pedro Vitorino e Silvio Serafim da Luz Filho, além do Advogado do CRP-12 , Dr. Alfran Marcelo. Os presentes fizeram um resgate histórico do GT que foi criado pela gestão 2016-19.


Na última gestão o GT não teve atuação, sendo então retomado neste momento pela nova diretoria do CRP-12 (22-25). Entre as atividades desenvolvidas foram debatidos assuntos como o monitoramento dos editais de concursos públicos para psicólogos no estado, resgatado o objetivo do GT, bem como alguns registros dos trabalhos que o GT já desenvolveu.


Outra ação destacada entre as atividades desenvolvidas, foi a chamada de cinco psicólogos para atuação no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, de concurso vigente, sendo decorrente de uma longo trabalho do GT, juntamente com SINJUSC e o Gabinete da Deputada Luciane Carminatti.


A retomada das atividades do GT é necessária, tendo em vista os diversos pontos de pautas sobre concursos que estavam engavetados. Lembramos que o Tribunal de Justiça fez outro concurso, que apresentou somente vagas para cadastro de reserva, sendo que as demandas apontam para ampliação de psicólogos no Tribunal, se possível em todas as Comarcas, o que não acontece.


Frente a Luta pela implementação da Lei 13.935/2019, que prevê serviço de Psicologia e Serviço social na Rede Pública de Educação Básica, o GT irá se debruçar nos editais que propuserem vagas aos profissionais da psicologia para atuar na educação, levando em conta a Lei 13.935/2019 e os trabalhos do GT Estadual de Psicologia e Serviço Social na Educação, que vem trabalhando desde 2020 e do qual o Sindicato e o CRP-12 fazem parte além do CRESS-SC e ABEP-SC e ABEPSS-SC.


Na atividade, foi sugerido que ambas as entidades dessem visibilidade ao retorno dos GT Concurso Público e criado um canal aberto para que a categoria encaminhe as demandas. O grupo de trabalho fará reuniões sistemáticas mensais, sendo nas últimas sextas feiras do mês no, período da manhã.


Quanto ao objetivo geral, o GT Concurso Público foi criado para atender as frequentes demandas que a categoria encaminha tanto para o CRP-12, quanto para o sindicato, questionando os editais de concursos públicos que propõem vagas para psicólogos, muitas vezes com salários baixos. Conteúdos de provas inadequados e incoerentes, com as atividades desenvolvidas pela profissão de psicólogo nas diferentes políticas públicas, entre outras queixas relacionadas aos editais. O grupo de trabalho pretende contribuir com as empresas responsáveis pelos concursos públicos, no sentido de qualificar as informações dos editais que propõem vagas para o cargo de psicólogo.


O SinPsi/SC segue na luta pela garantia dos direitos da categoria, além de participar ativamente das atividades em prol dos trabalhadores da psicologia. A atividade foi de extrema importância no fortalecimento do nosso sindicato, que está vigilante e atento sobre todos os pontos de luta da categoria.


bottom of page